O vestido de uma vida

AMC_2017_01

O vestido preto das mulheres do Minho, é o vestido da vida. Fato de festas e cerimónias, vestido de casamento, mortalha na hora da morte.

Dos eventos que ocorrem durantes as festas à Senhora da Agonia, em Viana do Castelo, será a festa do traje aquele que mais me seduz. Desfilam as cores, os trabalhos, as festas, vestidos no corpo das mulheres e homens que orgulhosamente, envergam o trajar e ourar minhoto, ao som dos cantares e modas que mãos virtuosas arrancam dos foles das concertinas.

Temo que o público em geral se não tenha ainda apercebido de quanta cultura, quanto Minho, quanta vida passa naquela palco do Centro Cultural de Viana e, por isso, a assistência não seja a que evento de tal dimensão justificaria.AMC_2036

Por entre tanta arte e tanta beleza, Fernando Lima, um estilista do Porto, apresentou um vestido de noiva inspirado no traje de Viana do Castelo, decorado  com 70 mil cristais Swarowski, no qual utilizou 50 metros de seda, e 900 horas de trabalho. Esta peça única está avaliada em 38 mil euros. Uma obra que reinterpreta o vestido da vida da mulher minhota.

AMC_2035

Deixe um comentário